Primeiros Meses

      Primeira palavra do bebê: qual é e quando acontece

      por Equipe Danone Baby 10 de Novembro de 2018 5 minutos

      Com um ano, é possível que a criança fale de três a cinco palavrinhas. Aos 18 meses, já deve falar 20.

      Aprender a falar é um processo mais longo e complexo do que dizer a tão esperada primeira palavra do bebê.

      O momento em que o bebê diz a sua primeira palavra é muito marcante para os pais. Esse instante mágico costuma ocorrer por volta dos 12 meses, mas aprender a falar é um processo longo que se inicia muito antes.

      aplv-1-1-807x350.jpg
      O bebê aprende a falar ouvindo as vozes e sons ao seu redor. Além disso, observa como a boca dos adultos se movimentam enquanto estão falando, para aprender a fazer sons diferentes. Por isso, conversar com o pequeno todos os dias é importante para ajudar a construir sua linguagem. Conforme se desenvolve, irá responder de diversas formas: balbuciando, gritando e finalmente falando.

      Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Enquanto alguns falam suas primeiras palavrinhas muito cedo, outros só o fazem mais tarde. No entanto, enquanto não fala, a criança provavelmente se comunicará de outros jeitos: fazendo gestos, sinais e por outros elementos da linguagem corporal. Para garantir que o bebê está se desenvolvendo corretamente, é importante fazer o acompanhamento junto ao pediatra.

      O desenvolvimento da linguagem do bebê

      Antes de completar 12 meses, o bebê já entende diversas palavras e reage a elas balbuciando ou pela linguagem corporal. A partir do primeiro ano de vida, ocorre a evolução da linguagem. Com essa idade, é possível que ele fale de três a cinco palavrinhas. Provavelmente, ele irá dizer “mamãe”, “papai” ou alguma palavra simples, relacionada ao seu cotidiano, como “gato” ou “carro”.

      Nesse estágio, as vocalizações do seu filho podem soar mais como conversas reais do que as poucas palavras que ele diz, pois são sons mais melódicos, rítmicos e que duram mais tempo. Os sons, inclusive, se parecerão com os sons de palavras reais, usadas no dia a dia.

      Além disso, aos 12 meses, compreender ainda é mais importante do que efetivamente falar. Com um ano de idade, o pequeno já saberá que deve se sentar quando um adulto diz “sente-se”, por exemplo. Ele também usará gestos para se comunicar e responder, como chacoalhar a cabeça para dizer “sim” ou acenar para dizer “tchau”. Por fim, fará contato visual e usará gestos para chamar a atenção.

      Até os 18 meses, a criança já saberá reconhecer seu próprio nome e identificar objetos. Por exemplo, apontará para a porta para mostrar que deseja sair de casa, para um dos brinquedinhos quando quiser brincar ou para seus talheres quando quiser comer.

      Quando completar 18 meses, o bebê já deverá falar cerca de 20 palavras. Também já responderá a frases simples usando gestos. A partir de então, sua linguagem se desenvolverá rapidamente. Até dois anos de idade, seu vocabulário provavelmente será composto de aproximadamente 50 palavras e ele será capaz de formar algumas frases.

      Para que a linguagem do bebê se desenvolva, também é importante estimulá-lo a falar e a enriquecer o seu vocabulário.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Ontario Ministry of Children and Youth Services – Canadá (“Your baby’s speech and language skills from birth to 30 months”), First Words - Ottawa Preschool Speech and Languagem Program (“Baby Communication”), Great Ormond Street Hospital for Children - National Health System  (“Help your baby learn to talk”) 

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!