Primeiros Meses

      Quando o bebê começa a se sentar: com e sem apoio 

      por Equipe Danone Baby 30 de Julho de 2018 5 minutos

      Aos seis meses, o bebê provavelmente será capaz de se sentar com apoio. Saiba como estimulá-lo a fazer isso e a se sentar sozinho. 

      O primeiro ano do bebê é marcado por novas conquistas todos os meses. Cada uma delas é motivo de muita alegria para os pais. Portanto, acompanhar o desenvolvimento da criança é uma das delícias dessa fase. Aos pouquinhos, ele começa a ficar de bruços, rolar, sentar-se com apoio e, quando você menos esperar, a engatinhar e andar.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Sentar-se é um dos marcos mais importantes do desenvolvimento do bebê. Essa capacidade está atrelada a outras habilidades e, por isso, é importante observar de perto tudo o que a criança está fazendo. Assim, é possível notar qualquer dificuldade e procurar a ajuda adequada.

      Quando o bebê começa a sentar?

      Aos três meses o bebê já é capaz de sustentar a própria cabeça. Dois meses mais tarde, consegue se virar, quando deixado de bruços na posição chamada popularmente de “tartaruguinha” (em que se apóia nos antebraços). Mas é apenas no sexto mês que o pequeno consegue se manter sentado com apoio. Neste período, estará desenvolvendo o pescoço, tronco e músculos das costas para que consiga sentar sem suporte.

      Aos nove meses, a maioria das crianças já é capaz de se sentar sozinha, sem necessitar de apoio algum. Nesta fase, é provável que não ficará em uma posição só. Pode alternar da posição deitada para sentada, e da sentada para de cócoras. Também começa a ficar de pé com ligeira flexão de joelhos, sempre com apoio, pois ainda não tem domínio desta postura.

      Como estimular o bebê a sentar?

      Para que o bebê consiga se sentar, seu tronco deve estar firminho. Segure-o pelos braços e o puxe, sem muita força, para frente. Para que tenha mais segurança ao brincar sentado, coloque-o em uma superfície plana, macia e firme. Em um primeiro momento, coloque almofadas, mas aos poucos, elas devem ser deixadas de lado.

      Além disso, disponha os brinquedos à sua frente e vá aumentando a distância regularmente, para que o bebê projete o tronco para a frente e para trás. Assim, irá exercitar o equilíbrio.

      Quando consultar o médico?

      Cada bebê se desenvolve no seu próprio ritmo, o que justifica que alguns podem demorar mais ou menos para sentar, engatinhar, levantar ou até mesmo pular algumas etapas. No entanto, se o pequeno demorar muito para atingir os principais marcos, deve-se consultar o médico. Aos seis meses, por exemplo, fique atento caso ele não consiga tocar em objetos que estão ao seu alcance, pareça muito duro (com músculos tensos) ou muito flexível. Já aos nove meses, fique atento se o bebê não suportar o próprio peso quando em pé, com suporte, ou se não se sentar sem ajuda.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”), Fundação Oswaldo Aranha – Centro Universitário de Volta Redonda – (“O Desenvolvimento Motor Normal da Criança de 0 à 1 ano: Orientações para Pais e Cuidadores”), Ministério da Saúde – Secretaria de Políticas de Saúde, 2002 – (“Saúde da Criança – Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil”), Centers for Disease Control and Prevention (“Important Milestones: Your Baby By Six Months” e “Your Baby By Nine Months”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!