Primeiros Meses

      Vitamina S: sujeira ajuda a criar anticorpos?

      por Equipe Danone Baby 31 de Julho de 2017 5 minutos

      Pés sujos de terra, mãozinhas encardidas... ver seu filho coberto de sujeira pode ser assustador. Mas você já ouviu falar de vitamina S?

      Pés sujos de terra, mãozinhas encardidas... ver seu filho coberto de sujeira pode ser assustador. Mas você já ouviu falar de vitamina S? Esse apelido refere-se a milhares de bactérias e germes que habitam nosso planeta, não causam doenças e podem até ser benéficos ao organismo.

      Para a criança que está descobrindo o mundo, é natural tocar em objetos que adultos não tocariam. Brincar na grama, botar os pés na terra e se esbaldar na areia fazem parte da diversão dos pequenos. Mas quando é benéfico deixá-los brincar livremente e quando é hora de botar limites?

      A hipótese da higiene

      Grupos de pesquisadores, assim como a sabedoria popular, sugerem que manter a criança protegida em ambientes extremamente limpos, sem deixar que se suje, pode deixá-la mais suscetível a doenças no futuro. Entrar em contato com germes e bactérias, por outro lado, fortaleceria seu sistema imunológico e a protegeria contra alergias, asma e outras doenças no futuro. Afinal, organismo se adapta, aprende a se regular sozinho e fica fortalecido.

      No entanto, a teoria é controversa. Crianças que vivem em grandes cidades poluídas, por exemplo, têm mais chances de desenvolver alergias e problemas respiratórios. Por outro lado, aquelas que crescem em fazendas e vivem em contato com a natureza apresentam taxas mais baixas.

      Segundo pesquisadores do hospital John Hopkins, nos Estados Unidos, tudo depende do tipo de bactéria e em qual momento da vida a criança é exposta. Em um estudo desenvolvido pela instituição, crianças expostas a alergênicos relacionados a animais como baratas, gatos e ratos no primeiro ano de vida tinham menos chances de sofrer de alergias no futuro. Os cientistas acreditam que existem qualidades “protetoras” nesses germes.

      Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a exposição é benéfica, mas deve ser feita com moderação. Nosso sistema de defesa começa a se formar durante a gestação, quando os anticorpos são transmitidos via placenta. O primeiro contato com bactérias acontece durante o parto, quando o bebê entra em contato com a flora vaginal da mãe. Em seguida, o leite materno passa a ser a fonte principal de anticorpos, seguido das vacinas.

      Ao longo dos primeiros anos de vida, o sistema imunológico se fortalece. O contato ponderado com micro-organismos presentes na sujeira orienta o sistema a amadurecer de forma ordenada.

      Sujeira boa e sujeira ruim

      - Esterilizar utensílios do bebê

      Durante os três primeiros meses de vida, bicos e mamadeiras podem ser fervidos. Em geral, após esse período, basta lavá-los com água e sabão. Quando utilizar a mamadeira para beber leite ou suco, redobre a atenção, pois essas bebidas aumentam a proliferação de bactérias.

      - Limpeza do ambiente

      Tirar os sapatos antes de entrar em casa não é fundamental, mas o chão deve estar sempre limpo. Higienizar superfícies com álcool o tempo todo pode ser exagerado, assim como pais que esterilizam as mãos para segurar os filhos. Lavá-las com água e sabão é suficiente.

      Já os brinquedos devem ser limpos uma vez por semana, com água e sabão ou álcool. Não é necessário lavá-los o tempo todo.

      - Brincadeiras

      A criança deve ser livre para brincar descalça no chão, na grama e na areia. Mas é importante checar as condições do local. Tanques de areia próximos a depósitos de lixo ou expostos a defecação de animais podem transmitir doenças.

      - Higiene do bebê

      O bebê deve usar as mãos para comer, desde que sejam limpas com água e sabão. Um banho por dia é mais do que suficiente.

      Vale lembrar que as condições de higiene ideais dependem diretamente do quadro de saúde do bebê. Portanto, é fundamental consultar o pediatra para garantir a saúde completa do pequeno.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“A verdade sobre a vitamina S”)
      WebMD Medical Team (“Is dirt good for kids?”)
      Universidade de Utah (“The benefits of dirty kids”)

       

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!