Primeiros Meses

      5 dicas para montar a "marmitinha do bebê"

      por Equipe Danone Baby 16 de Novembro de 2017 5 minutos

      Do armazenamento correto à melhor forma de transporte, veja como garantir uma refeição saudável fora de casa

      Sair de casa com o bebê exige toda uma infraestrutura e um dos pontos de maior cuidado deve ser o correto armazenamento das comidinhas que o pequeno irá consumir durante as horas do passeio ou, no caso de mulheres que amamentam, nos momentos em que filho e mãe ficam distantes.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Listamos abaixo cinco dicas que vão desde ajudar os pais a passearem com os filhos sem o receio de que a saída atrapalhe a alimentação. Confira dicas para montar a marmitinha do bebê: 

      Armazene corretamente o leite materno

      A maioria das bombinhas vêm acompanhadas de potinhos especiais para armazenar o leite. Entretanto, é possível também colocar o alimento em mamadeiras, desde que sejam esterilizadas e tampadas corretamente. Uma das dicas mais importantes, tanto no armazenamento do leite, quanto de outros alimentos, é utilizar recipientes plásticos que não tenham em sua composição BPA, um componente presente em alguns potes que pode causar danos à saúde do pequeno.

      A melhor maneira de esterilizar os utensílios é fervendo por um tempo aproximado de quinze minutos. Consulte o médico ou nutricionista para saber por quanto tempo é possível armazenar o leite materno.

      Carregue as comidinhas com você

      Com os cuidados apropriados no manuseio e armazenamento, você pode levar a comidinha saudável de seu bebê para qualquer canto e não alterar o hábito alimentar por conta do ambiente em que ocorrerá a refeição.

      Higienize bem utensílios usados no preparo e na hora da refeição

      Sempre lave bem as frutas, hortaliças e vegetais e se assegure de que estão em bom estado de conservação.Os utensílios utilizados na preparação e os que o seu filho usará para comer também devem estar muito limpos. Se possível, leve uma toalhinha e enrole a colherzinha para evitar que germes e outros organismos externos que podem fazer mal para o seu bebê se instalem nessas superfícies. Copinhos para suco também devem ser sempre lavados e esterilizados com frequência, pois são cheios de detalhes e furinhos, local perfeito para o desenvolvimento de microrganismos.

      Busque um local tranquilo para o seu filho se alimentar e não se importe com a sujeira

      Não importa onde vocês estejam com seu pequeno, sempre busquem um local mais calminho para que ele consiga se alimentar. É fundamental que ele entenda a importância da rotina e da tranquilidade e do conforto para fazer as refeições. Se vocês conseguirem transmitir esses valores desde muito cedo à criança, dificilmente ela desenvolverá hábitos alimentares nocivos, como comer no sofá ou em frente à televisão. Como todo processo normal de aprendizagem, também é comum que o seu filho faça sujeira ao comer. Não se importe com isso. Faz parte!

      Tenha cuidados ao armazenar e transportar os alimentos

      Sempre use mochilas ou bolsinhas térmicas para evitar variações muito bruscas de temperatura durante o transporte dos alimentos. Se o passeio for longo, vale levar bolsas de gel e placas de gelo congeladas dentro da bolsa térmica. Isso garante mais tempo de refrigeração.

       

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Prefeitura Municipal de Curitiba - (“Alimentação infantil - Cartilha de orientação aos pais”).
      http://189.28.128.100/nutricao/docs/evento/ii_forum_edu_an/alimentacao_infantil_cristiane_machado.pdf

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!