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      Alimentação apropriada na amamentação

      Alimentação apropriada na amamentação

      por Equipe Danone Baby 21 de Julho de 2017 5 minutos

      A produção de leite exige maior ingestão de líquidos e calorias do que o habitual

      A saúde da mãe e a alimentação na amamentação são os primeiros passos para a boa nutrição do bebê. A produção de leite exige maior ingestão de líquidos e calorias do que o habitual, para que a mulher se mantenha hidratada e forte. Portanto, é fundamental que ela adote uma alimentação adequada.

      O primeiro passo para uma alimentação adequada na amamentação é a variedade, o que inclui pães, cereais, frutas, legumes, verduras, derivados do leite e carne. Proteína, cálcio, ferro e vitamina C são componentes que devem, necessariamente, fazer parte do cardápio.

      Manter uma alimentação balanceada tem outra vantagem: a variedade de alimentos consumida pela mãe influenciará a diversidade de sabores do leite, o que contribuirá para a formação do paladar da criança.

      Frutas frescas, sanduíches naturais e iogurtes são boas opções de lanches rápidos e nutritivos. Além disso, a água deve ser companheira inseparável. O ideal é ingerir, no mínimo, oito copos diários de água nos intervalos das refeições.

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      Alimentos gordurosos e muito calóricos devem ser consumidos em porções menores. Café, refrigerante e bebidas alcoólicas, por exemplo, devem ser evitados. Para entender se algum alimento deve ficar de fora da alimentação, a mãe deve consultar o nutricionista que a acompanha.

      Como há um ganho de peso durante a gestação, muitas mulheres podem ficar ansiosas para retornar ao seu peso habitual. Contudo, os quilos a mais devem ser eliminados com o tempo, sem radicalismos. Mães que amamentam podem ter ainda mais facilidade de fazer as pazes com a balança, já que a prática pode colaborar na perda de peso.

      Atenção: não há nenhuma comprovação científica sobre alimentos que aumentam a produção do leite materno. Nem cerveja preta, nem canjica, nem caldo de peixe ou qualquer outra comida ou bebida têm esse poder.

      Além do cardápio diversificado e rico nutricionalmente, é importante que a mulher que amamenta se alimente regularmente, evitando períodos longos de jejum.

       

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Ministério da Saúde (“Alimentação da mãe durante a amamentação”)
      Fundação Oswaldo Cruz (“Promoção da amamentação e alimentação complementar”)
      Site oficial do sistema nacional de saúde do Reino Unido (“Breastfeeding and Diet”)

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