Primeiros Meses
      Como preparar a papinha do bebê e utensílios necessários

      Como preparar a papinha do bebê e utensílios necessários

      por Equipe Danone Baby 26 de Junho de 2017 5 minutos

      Não precisa ser chef de cozinha para preparar a papinha: no início, algumas receitas simples dão conta do recado

      Quando chega a hora de introduzir a papinha do bebê na alimentação, quem não sabe cozinhar nem macarrão instantâneo pode entrar em desespero. Afinal, a criança precisa de refeições balanceadas e coloridas para crescer com saúde.

      Você não precisa ser um chef de cozinha para preparar a papinha do bebê. No início, algumas receitas simples podem dar conta do recado. Mas não se engane: o preparo exige paciência e tempo disponível.

      Quando introduzir alimentos sólidos

      A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda esperar até os seis meses para introduzir alimentos sólidos. O início antes desse período só deve acontecer se indicado pelo pediatra, que avalia o desenvolvimento do bebê e suas necessidades nutricionais. A alimentação complementar deve ser introduzida de forma lenta e gradual. Em média, o bebê fará três refeições por dia, além das mamadas.

      A orientação da entidade é que os primeiros alimentos tenham consistência pastosa e, para isso, é possível amassá-los com um garfo. As refeições, ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, devem ser oferecidas com uma colher e podem levar legumes cozidos e frutas.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Como armazenar a papinha do bebê

      Se você não tem muito tempo durante a semana, pode preparar os alimentos em maior quantidade para que durem por vários dias. Para evitar intoxicações alimentares e outros problemas de saúde, no entanto, é preciso armazená-los com cuidado.

      Certifique-se de que todos os utensílios estão limpos, assim como o local onde o alimento será armazenado. Não deixe os potes abertos, pois podem ser contaminados por outros alimentos, como carnes.

      Antes de começar a cozinhar, garanta que tem utensílios necessários para armazenar toda a comida e evitar o desperdício. Armazene no freezer por porções individuais, para descongelar uma por vez.

      Quando for descongelar, tire do freezer e descongele na geladeira, para que esteja descongelado dentro de algumas horas. Nunca descongele em temperatura ambiente. Caso seja urgente, descongele no microondas em potes livres de BPA (bisfenol A), uma substância tóxica que dá mais maleabilidade ao plástico. Prefira armazenar as papinhas em potes de vidro ou plástico livres desse material.

      Para aquecer, prefira o banho-maria ou o forno pré-aquecido.

      Utensílios necessários

      Quem não sabe, ou não gosta de cozinhar, provavelmente não tem muitos utensílios, como liquidificador e espremedor de frutas. Veja o que será necessário para preparar a papinha do bebê:

      • Cesto de cozimento a vapor
      • Processador de alimentos ou liquidificador
      • Peneira
      • Potes de qualidade
      • Etiquetas para classificar os potes
      • Colheres de tamanho adequado

      Viu como não é difícil? Basta tempo e disposição para preparar uma comidinha gostosa, fresca e muito saudável para o seu bebê. Lembre-se que ele levará para o resto da vida os hábitos alimentares que adquirir nesta fase.

       

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Site Oficial do Governo da Columbia Britânica do Canadá (“Recipes for Your Baby - 6 to 9 Months Old”)
      Site Oficial do Sistema de Saúde do Reino Unido (Your babie’s firts solid foods)
      Kidspot Austrália (“How to make your own baby food”)
      American Academy of Pediatrics (“Starting Solid Food”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!