Primeiros Meses

      Como cuidar do cordão umbilical do recém-nascido

      por Equipe Danone Baby 22 de Junho de 2018 5 minutos

      Da limpeza à posição adequada da fralda, veja como cuidar do coto umbilical

      Durante a gestação, o cordão umbilical transmite ao bebê sangue rico em nutrientes e oxigênio do organismo da mãe. Após o nascimento, a ligação se desfaz quando o médico corta a maior parte do cordão e deixa apenas um pedacinho ligado o corpo do recém-nascido, chamado de coto umbilical.

      Nas primeiras horas após o nascimento, o coto umbilical é branco-azulado e brilhante. Depois, ele começa a secar e vai se tornando mais escuro, até secar por completo e cair. Geralmente, a queda ocorre em até duas semanas após o nascimento, mas pode demorar mais dias.

      Essa fase exige cuidados específicos para evitar infecções e um ponto importante é a higiene correta do coto umbilical. Mantê-lo limpo e seco reduz os riscos da criança contrair o tétano neonatal, uma doença bacteriana grave que pode ser fatal.

      Os recém-nascidos podem contrair tétano neonatal se a gestante não tomar a vacina contra o tétano ou coto umbilical for tratado da forma errada. Ele não deve ser cortado com tesoura ou outros utensílios que não tenham sido bem limpos e esterilizados. Além disso, a higiene do coto deve ser feita da forma correta. 

      aplv-1-1-807x350.jpg

      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Consenso de cuidado com a pele do recém-nascido”)
      Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (“A saúde do coto umbilical”)
      WebMD Medical Team (“Umbilical Cord Care - Topic Overview”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!