Primeiros Meses

      O intestino e o sistema imunológico em desenvolvimento no seu bebê

      por Equipe Danone Nutricia 08 de outubro de 2020 5 minutes

      Há grandes chances de você ter ouvido falar bastante sobre “saúde intestinal” nos últimos anos, e por um bom motivo! Na verdade, há trilhões de bons motivos para dar atenção ao intestino e essas razões se chamam bactérias. Elas formam uma comunidade chamada “microbiota”, que vive no trato gastrointestinal. Estudos demonstram que fatores como o tipo de parto, a dieta materna e a nutrição do bebê apresentam relação com a boa formação da microbiota intestinal* e que o cérebro e o intestino conversam entre si e trabalham em conjunto. De modo semelhante, as bactérias no microbiota conversam com o sistema imunológico para ajudar e sustentar seu desenvolvimento. 

      Além disso, o contato com bactérias no ambiente externo e com a natureza é fundamental para estimular o sistema imunológico. No entanto, o sistema imunológico do bebê ainda não está totalmente desenvolvido no nascimento, o que o torna vulnerável especialmente a infecções. Nos primeiros anos de vida, ele se desenvolve e amadurece naturalmente.

      Referências:

      *Barreto, B.A.P et al. A microbiota intestinal e sua interface com o sistema imunológico. Arq Asma Alerg Imunol. 2019;3(4):406-20.

      Fonte: https://www.aptaclub.ie/baby/diet-and-nutrition/weaning/baby-gut-health-and-immune-system.html > acesso em Outubro de 2020

      Logo Junto Sendo Pais

      Acesse a página Juntos Sendo Pais e confira conteúdos especiais sobre Imunidade e diversos outros temas importantes para a jornada da maternidade e paternidade.

       

      LEIA MAIS