Primeiros Meses

      A melhor posição para o bebê dormir

      por Equipe Danone Baby 21 de Junho de 2017 5 minutos

      A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê durma de barriga para cima, para evitar a morte súbita

      Para que o sono do recém-nascido seja tranquilo e seguro, pais devem entender qual a melhor posição para o bebê dormir. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que durma de barriga para cima (decúbito dorsal), para evitar a morte súbita.

      A Síndrome da Morte Súbita no Lactente (SMSL) afeta bebês aparentemente saudáveis e é totalmente inesperada. Segundo a SBP, dormir de barriga para cima reduz em até 70% os riscos de morte súbita por asfixia, o que pode ocorrer quando o bebê dorme em outras posições, como de barriga para baixo ou de lado. Isso acontece pois quando o bebê dorme de barriga para baixo, recebe menos oxigênio ou elimina do gás carbônico com menos eficiência.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Recomendações para o sono do bebê

      Posição correta

      Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso.

      Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida. Quando aprendem a se virar sozinhos, devem ser deixados na posição que adotam naturalmente.

      Onde dormir

      A orientação da SBP é para que os bebês durmam em seu próprio berço, e não na cama dos pais. O colchão deve ser firme e bem adaptado ao berço, coberto por um lençol. Se o colchão for mole, o bebê pode afundar e seu rosto ficar encoberto, prejudicando a respiração.

      Caso prefira, o berço pode ser posicionado no quarto dos pais, o que pode facilitar o socorro caso algo aconteça. Você também pode utilizar berços móveis para transportar o bebê pela casa e deixá-lo sempre por perto.

      Se  for cobrir o bebê, prenda o lençol ou o cobertor ao redor do colchão, para que fique firme e não tenha risco de cobrir o rosto do bebê. Deixe sempre os bracinhos para fora da coberta.

      Em caso de mais de um filho, é importante que cada um tenha seu berço.

      Superaquecimento

      Evite agasalhar demais o bebê na hora de dormir, pois isso dificulta os movimentos e pode superaquecê-lo. A temperatura do quarto deve ser agradável. Não coloque o berço do bebê perto do ar condicionado, janelas abertas ou de outras fontes de frio ou calor.

      Objetos no berço

      Não coloque protetores de berço, fraldas, almofadas, travesseiros, brinquedos e outros objetos no berço que possam tapar sua cabeça e causar asfixia.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Revista Portuguesa de Clínica Geral (“Novas recomendações na prevenção da morte súbita do lactente” - 2011)
      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Bebês devem dormir de barriga para cima”)
      American Academy of Pediatrics (“Sleep Positions: Why Back is Best”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!