Primeiros Meses

      A importância da primeira consulta ao pediatra

      por Equipe Danone Baby 6 de Setembro de 2017 5 minutos

      Além do crescimento do bebê, a alimentação e a vacinação devem ser abordadas durante a primeira visita ao pediatra, que deve acontecer de 3 a 7 dias depois da alta da maternidade. 

      Você sai da maternidade com aquele "pacotinho" nos braços e com a responsabilidade de nutri-lo e cuidar da saúde do pequeno. É uma tarefa e tanto e que, por isso mesmo, precisa ser acompanhada por um médico desde o início: a primeira consulta ao pediatra, que também costuma ser a primeira vez que o bebê sai de casa, deve acontecer de três a sete dias após a alta hospitalar.

      Nessa primeira visita, o médico vai pesar o bebê - o parâmetro mais importante para mensurar o desenvolvimento - e orientar os pais sobre os cuidados e as dúvidas mais comuns nessa fase tão cheia de desafios. Os temas vão desde regurgitação e soluços até as questões relacionadas à amamentação.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Informações importantes, como alergias e outras condições que foram descobertas, também devem ser repassadas ao médico com o intuito de auxiliar no atendimento e no conhecimento do bebê. Aliás, os pais não devem se esquecer de levar o formulário que receberam na maternidade. Funciona como um "RG do bebê", com todos os parâmetros mensurados ainda no hospital, como peso ao nascer e ao sair da maternidade, resultados dos testes do olhinho e da orelhinha, nível de icterícia etc.

      É muito importante que, nessa primeira consulta, pai e mãe estejam presentes e que não tenham receio de fazer todas as perguntas que desejarem. Uma boa dica é ir anotando conforme surgirem e levar uma relação com todas elas. Nada deve ser considerado banal: afinal, não é mesmo fácil saber, por exemplo, se o bebê está com frio ou calor e nem diferenciar o choro de fome de um grito de cólica.

      É indicado que o bebê visite o pediatra com frequência mensal até completar um ano de idade. A partir daí, a indicação é que o acompanhamento seja, no mínimo, trimestral, com variações menores ou maiores, de acordo com cada bebê e situação.

      A escolha do pediatra

      Como a primeira consulta acontece logo após a alta da maternidade, é indicado que a escolha do pediatra seja feita antes do parto. Com tempo, a gestante pode agendar visitas a alguns e ponderar pontos que vão da localização, passando pela empatia (é preciso perceber uma afinidade) até a linha que o médico segue.

      Quem não tem convênio médico pode utilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ainda durante o pré-natal, encontre o posto de saúde mais próximo da sua casa, cheque o horário de funcionamento, descubra qual o procedimento para marcar consultas e informe-se sobre o tempo médio de espera. Também pesquise se a aplicação de vacinas é feita no local ou se é preciso procurar outra unidade para isso.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria - "Consulta Pediátrica".

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!