Primeiros Meses

      Bebê também usa protetor solar: veja a partir de qual idade

      por Equipe Danone Baby 8 de Setembro de 2017 5 minutos

      Bebês menores de seis meses não podem usar protetor solar. Os mais velhos sim, mas com restrições. 

      Seu filho deve estar bem protegido contra o sol para evitar queimaduras, lesões, insolação e o aparecimento de câncer de pele na vida adulta. Além de usar protetor solar infantil e cobrir a cabeça da criança com um chapeuzinho, pais devem ficar atento a fatores como tempo de exposição à luz solar e idade.

      A exposição frequente ao sol sem a proteção apropriada também está associada ao envelhecimento precoce e até ao surgimento de catarata, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

      O uso de protetor solar infantil só é recomendado a partir dos seis meses de idade. Bebês mais novos não têm a capacidade de metabolizar e excretar as substâncias químicas dos filtros, que podem ser absorvidas pela pele.

      aplv-1-1-807x350.jpg

      Proteção solar para menores de seis meses

      Bebês com menos de seis meses podem tomar o banho de sol, que deve durar de cinco a dez minutos no corpo todo ou 30 minutos apenas no braços e pernas. Já que não podem usa protetor solar, o ideal é que fiquem expostos entre 7h e 10 h da manhã ou após às 16h, quando a incidência dos raios solares é menor.

      Proteção solar para maiores de seis meses

      Bebês maiores de seis meses devem usar protetor solar infantil sempre que estiverem no sol. O filtro deve ser adequado para a idade e deve ter proteção suficiente para o tempo de exposição.

      Uma criança sem proteção começa a se queimar após ficar 15 minutos exposta ao sol. Assim, um filtro solar com fator 15 permite que a criança permaneça 15 vezes mais tempo sob o sol sem se queimar. Ou seja, aproximadamente quatro horas.

      O protetor solar infantil deve ser passado 30 minutos antes da exposição ao sol para que funcione de forma adequada. O ideal é deixar a criança sem roupas, ainda em casa, e aplicar o filtro em toda a superfície do corpo que for ficar exposta. O produto deve ser aplicado deixando uma pequena camada branca ainda visível, que será absorvida naturalmente pela pele.

      O filtro solar deve ser resistente à água e ser reaplicado depois que o bebê entrar na água, usar uma toalha ou suar excessivamente. Crianças maiores devem ser acostumadas pelos pais a sempre passar e retocar o protetor de forma correta. Sempre supervisione a aplicação.

      Mesmo em dias nublados, há o risco de queimaduras. Portanto, não se engane: o protetor solar deve ser aplicado, pois as nuvens não filtram adequadamente os raios ultravioleta. Independentemente das condições meteorológicas, o ideal também é evitar o sol entre 10h e 16h.

      Tomar sol é importante

      A exposição controlada ao sol, respeitando a aplicação correta do protetor solar, é importante para a saúde das crianças. Ela é necessária para a produção de vitamina D, fundamental para a saúde dos ossos e para a regulação do sistema imunológico.


      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

      Sociedade Brasileira de Pediatria (“Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade”)
      Ministério da Saúde (“Vitamina D”)

      Leia mais

      Perguntas sobre nossos produtos?

      Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa central de atendimento!