Fábrica
Fábrica

DANONE NUTRICIA & SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade - Logo de Danone Nutricia

DANONE NUTRICIA & SUSTENTABILIDADE

Danone Nutricia é a divisão de nutrição especializada da Danone e compartilhamos a visão “One Planet, One Health”. Acreditamos que a saúde das pessoas e do planeta está conectada, por isso, inspiramos escolhas alimentares cada vez mais saudáveis e sustentáveis, incluindo as daqueles com necessidades nutricionais específicas: saúde melhor > vida melhor > mundo melhor.

Olhamos continuamente para o futuro, investigando novos conceitos de embalagem que integram qualidade, segurança e que apoiam a economia circular. 

COMPROMISSOS GLOBAIS E LOCAIS

Conheça alguns dos nossos compromissos com a sustentabilidade e o meio ambiente:

  • Mudanças climáticas: zero carbono até 2050
  • Gestão da água: preservar recursos hídricos
  • Economia circular: 100% das embalagens circulares, tornando-as reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis
  • Agricultura regenerativa: preservação do solo e bem-estar animal
Em todo o planeta, Danone apoia e incentiva causas e projetos de impacto, que têm por objetivo proteger o meio ambiente e as pessoas e promover saúde.
 

NOSSAS INICIATIVAS

Nos orgulhamos de dizer que construímos um conjunto mais amplo de ações para cumprir nossos objetivos globais e locais relacionados a sustentabilidade. E foram todas essas ações que levaram a Danone Brasil a se tornar a primeira grande empresa de alimentos e bebidas no país a obter a certificação B Corp atestando seu compromisso de modelo de negócio de impacto, que promove o sucesso econômico vinculado ao progresso socioambiental.

 Além disso, concretizamos o projeto de produção neutralizado da fábrica de Danone Nutricia, com isso nos tornamos a 1ª unidade do grupo Danone no mundo a conquistar três dimensões de produção ambientalmente responsável!

A certificação B Corp da Danone Brasil e a conquista de nossa fábrica são marcos importantes para o começo da nossa jornada em busca do compromisso com o crescimento sustentável.

O QUE É A CERTIFICAÇÃO B CORP

​A Certificação, concedida à Danone Brasil em 2021, reconhece as empresas que atendem aos
mais altos padrões de desempenho e comprometimento social e ambiental​

A certificação internacional reconhece negócios inclusivos e sustentáveis em todo o mundo, com o objetivo de transformar a economia global para beneficiar todas as pessoas, comunidades e o planeta.​

A Certificação B Corp é concedida pelo B Lab, uma organização sem fins lucrativos fundada na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Sua rede global cria padrões, políticas e ferramentas para negócios, certificando empresas que estão liderando o caminho. Mais de 3.500 empresas no mundo receberam a certificação em 70 países e 150 setores. ​

A Danone é a maior Empresa B no mundo.  Com a conquista da certificação na subsidiária brasileira, o grupo agora possui mais da metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. ​

O QUE TORNA DANONE NUTRICIA UMA EMPRESA B

Empresas B são aquelas que promovem impactos positivos na sociedade e no meio ambiente​

Danone Brasil foi reconhecida como Empresa B em março deste ano, em razão do seu comprometimento em promover benefícios sociais e ambientais para o planeta. Como parte da filial brasileira, Danone Nutricia também participa dessa geração de impactos positivos.​

O processo para receber a Certificação B Corp é rigoroso. No caso de Danone Nutricia, um importante tripé contribuiu para a conquista da certificação:  seus produtos e as iniciativas socioambientais.​

No contexto social, Nutricia comunga a visão de Danone, que entende e defende que inclusão e diversidade fazem parte do modelo de gestão. Por isso, possui programas dedicados à equidade de gênero, racial, e diversidade em seu quadro de funcionários. 

DANONE NUTRICIA TEM NO DNA O MODELO DE NEGÓCIOS QUE PROMOVE
IMPACTO

 ​Danone Nutricia tem o propósito de promover saúde e qualidade de vida por meio da nutrição especializada​

Transformar vidas por meio da Nutrição: este é o propósito de Danone Nutricia desde a sua fundação, no início do século vinte. Ao longo das décadas, produtos inovadores têm sido desenvolvidos para atender as necessidades de saúde e qualidade de vida durante toda a jornada de vida, do nascimento à velhice. ​

O PROJETO DE SUSTENTABILIDADE DA FÁBRICA DE DANONE NUTRICIA

Junto da conquista do status de Empresa B, celebramos mais uma conquista: O sucesso do projeto de sustentabilidade da Fábrica Danone Nutricia em Poços de Caldas. Por meio dele, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável. 

 

A fábrica de Danone Nutricia no Brasil é a primeira do grupo Danone a conquistar três dimensões da produção ambientalmente responsável: 

CO2

Emissões de carbono reduzidas e neutralizadas

Gota

Autossuficiência e circularidade da água

Lixo

Zero resíduo enviado para aterro sanitário

Neutralizar emissões de carbono

A nossa fábrica neutralizou as suas emissões de carbono. Zerar a pegada de carbono é extremamente importante para reduzir as emissões de gases poluentes que provocam o efeito estufa e as mudanças climáticas. 

 

CO2
Árvore
Sol

 

  • Redução das emissões de CO² com a adoção de 100% da energia da fábrica de fontes renováveis.

  • Instalação de 3000m² de painéis solares, com geração de energia própria e renovável que abastece parte da energia que a fábrica precisa.

  • Inventário de emissões de carbono da Fábrica.

  • Compensação, ou seja, implementação de medidas que compensam o carbono emitido para reduzir impactos, via compra de créditos de carbono de uma empresa certificada com apoio a projetos florestais.

  • A quantidade de carbono neutralizada em 1 ano é equivalente ao consumo de 65 mil árvores.

Redução de uso da água

A Fábrica de Poços de Caldas também é autossuficiente em água. Quando chove, temos um sistema que coleta a água da chuva no telhado da fábrica e a direciona para tanques com capacidade de 650mil litros, onde ela é tratada, ficando 100% potável para uso geral.

Para abastecer a Fábrica o ano todos apenas com água reutilizada, nós estudamos os dados pluviométricos de Poços de Caldas dos últimos 50 anos e desenvolvemos um sistema de armazenamento extra, com dois grandes tanques. Assim, em períodos de estiagem, há um estoque de água da chuva a ser utilizado.

Zero resíduos enviados para aterro

A nossa Fábrica em Poços de Caldas não envia resíduos para aterros sanitários! Para isso, reduziu sua produção de lixo e repensou a forma de descarte e destinação. Para isso, os resíduos foram divididos em três tipos:

  • Resíduos industriais, usados como fonte de energia
  • Resíduos recicláveis, enviados para reuso e reciclagem  
  • Resíduos Orgânicos, como restos de alimentos, enviados para compostagem, virando adubo

As ações adotadas na fábrica de Danone Nutricia são compromissos práticos com uma alimentação saudável e sustentável e, portanto, com nosso status de empresa B certificada.

Para saber mais sobre as iniciativas em sustentabilidade da Danone, acesse:
http://corporate.danone.com.br/br/descubra/sustentabilidade/

 

SAIBA MAIS SOBRE DANONE NUTRICIA